1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» V. Gama 3 Monte Cap. 0 - JORNAL DE
000 atletas nas suas fileiras em todas as modalidades. O Vitória tem mais de 12. 767 sócios e cerca de 300. 000 adeptos espalhados pelo distrito de Setúbal, pelo país e por todo o mundo, sendo 1 dos clubes com maior massa associativa de Portugal, muito devido aos seus adeptos apaixonados aliado com um forte espírito bairrista que se vive em Setúbal. A 24 de Junho de 1932 foi feito Oficial da Ordem de Benemerência, a 31 de Janeiro de 1986 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique e a 10 de Maio de 1999 foi feito Membro-Honorário da Ordem da Instrução Pública.
Tais conquistas obrigaram o clube a formar o seu grupo de honra, de modo a ombrear com alguns dos mais categorizados clubes de Lisboa da época, como o Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Clube de Futebol Os Belenenses, Carcavelinhos Football Clube, Casa Pia Atlético Clube, Império Lisboa Clube, União Foot-Ball Lisboa, entre outros.
Vitória FC 3-1 U. Santarém :: Liga 3 Série B 2021/22
[3] História[editar | editar código-fonte] Origens (1903-1910)[editar | editar código-fonte] No início do século XX, várias notícias correram Setúbal de que tinha chegado à cidade um novo desporto vindo de Inglaterra, o futebol. Uma autêntica novidade na época, mas que começou logo rapidamente a ganhar projecção, muito devido aos recentes jogos que os jovens faziam entre si. Haviam aqueles, que mais abastados, jogavam nos terrenos do Bonfim com bolas de coiro e calçado próprio, enquanto que outros, mais necessitados, jogavam em qualquer parte da cidade, geralmente descalços e com bolas de trapos.
Joaquim Venâncio incentivava os colegas dissidentes com a frase ''A vitória será nossa! '' e o clube Sport Vitória se chamou. Pouco tempo depois, a 20 de Novembro, aderiram ao conjunto novos sócios, tais como Guilherme da Silveira, José Preto Chagas, Manuel Reimão e Gabriel Rouillé, e formou-se assim o Sport Vitória. Com a fundação do Sport Vitória, que adoptara como equipamento calção e camisola branca com gola e algibeira encarnada, deu-se o desaparecimento de outros clubes (entre os quais o Setubalense Sporting Clube), e todos os seus sócios aderiram em massa ao Sport Vitória, como os exemplos de: Matos Diniz, Duarte Catalão, Ernesto Viegas, António Ledo, Eurico Costa, Joaquim Gomes, Júlio Araújo, Mário Ledo, entre outros.
000 pessoas) e acabando por ser eliminado surpreendentemente pelo UT Arad. Em 1972-73, talvez a melhor prestação do Senhor Vitória (como era conhecido e temido naquele tempo) em provas europeias, chegando à mesma aos 1/4 de final da Taça UEFA, mas eliminando o Zaglebie (campeão polaco) com uns escandalosos 6-1 em casa, a Fiorentina e o Inter de Milão. Nos 1/4 de final, a passagem às 1/2 finais foi quase uma certeza, pois o Vitória estava a vencer o Tottenham por 2-0 em casa e no último minuto de jogo, o Tottenham fez o 2-1, num dos momentos mais tristes da história do Vitória, em que os vitorianos já preparavam a inédita ida às 1/2 finais da competição.
Também neste período, o Vitória teve nas suas equipas vários jogadores internacionais portugueses, como é o caso de João dos Santos, Armando Martins, Camolas, Octávio Cambalacho, Francisco Silva ''Caramelo'', Francisco Nazaré, Raúl Alexandre, Joaquim Ferreira, Matias Carlos, Eduardo Augusto, Aníbal José, entre outros. Primeiros insucessos e estabilidade na Primeira Divisão (1930-1962)[editar | editar código-fonte] Em 1934-35, o Vitória é um dos oito clubes fundadores do Campeonato Nacional da Primeira Divisão, tendo-se classificado logo na primeira temporada em 5º lugar.
C. '' Não se sabe, no entanto, com exactidão, a origem e os motivos que justificaram a evolução do emblema. Modalidades[editar | editar código-fonte] O Vitória Futebol Clube sempre foi um um clube eclético, tendo sido sempre um dos clubes nacionais com mais modalidades no país, e com isso, um dos que têm mais títulos. O Vitória FC (sem ser o futebol sénior) teve as seguintes modalidades na sua rica e longa história: Aikido Andebol Atletismo Basquetebol Chinquilho Ciclismo Futebol de Formação Futebol de Salão Futsal Ginástica Halterofilismo Hóquei em Campo Jogo de Pau Judo Karaté Motorismo Natação Pesca Desportiva Pólo Aquático Râguebi Taekwondo Ténis Ténis de Mesa Tiro Voleibol Xadrez Aikido[editar | editar código-fonte] A secção de aikido do Vitória FC surgiu em 1977, por iniciativa do Engenheiro Carmo Ferreira.
Em 1969-70, o Vitória chega aos 1/8 de final da Taça das Cidades com Feira, eliminando primeiro o Rapid Bucareste e depois o Liverpool (em pleno Anfield Road) e acabando eliminado pelo Hertha de Berlim (com uma derrota totalmente injusta por 1-0 na Alemanha). Em 1970-71, o Vitória alcançou mais uma vez os 1/4 de final da Taça das Cidades com Feira, eliminando desta vez o Lausanne, o Hadjuk Split (campeão jugoslavo), o Anderlecht e acabando eliminado pelo Leeds United. Em 1971-72, o Vitória alcança pela terceira vez os 1/8 de final da Taça UEFA (antiga Taça das Cidades com Feira) eliminando o Nîmes, o Spartak de Moscovo (foi a primeira vez que uma equipa russa veio a Portugal) com um espectacular 4-0 em casa (maior enchente de sempre do Estádio do Bonfim, com 40.
A 'vecchia signora' fez pelo nome e eliminou tranquilamente o Vitória (3-1 em Itália e 0-2 em Lisboa). Em 1967-68, o Vitória carimbou a sua última participação na Taça das Taças, eliminando o Fredikstad da Noruega e acabando eliminado pelo Bayern de Munique (que na altura tinha Gerd Muller, Sepp Maier e Beckenbauer no plantel). Com já alguma experiência nestas competições, o Vitória alcançou pela primeira vez os 1/4 de final da Taça das Cidades com Feira em 1968-69. O seu percurso na competição foi espectacular, eliminando primeiro o Linfield Belfast (o campeão da Irlanda do Norte), depois o Lyon (com um espectacular 5-0 em casa diante de um Bonfim cheio) e depois a Fiorentina (com um 3-0 em casa).
No final da década de 80, esperava-se que o clube voltasse aos 'velhos tempos', mas em 1990-91 a surpresa abalou tudo e todos e o Vitória caiu novamente na Segunda Divisão. Só em 1993-94 o Vitória voltou à competição maior, e mesmo assim começou o campeonato horrivelmente. No entanto, o clube ergueu-se e após a vitória por 5-2 frente ao Benfica os 'sadinos' acabaram o campeonato em 6º lugar, a apenas 4 pontos da Taça UEFA. Yekini, com 21 golos, foi o melhor marcador do campeonato, como aliás, já tinha sido na Segunda Liga em 1992-93, com 34 golos. No entanto, o Vitória estava mergulhado numa crise que não tardava em passar, e em 1994-95 desceu novamente de divisão, em último lugar no campeonato nacional.
Benfica 2 - Estoril 0/V. Setúbal 2 - Sporting 2 (final) - TSF
Nos 1/4 de final, calhou ao Vitória o Newcastle United de Inglaterra. O Vitória, que estava empolgado para passar desta vez às 1/2 finais, acabou surpreendido pelas más condições climatéricas em Inglaterra e acabou por perder por 5-1. Na segunda mão, a pedido do então presidente Fernando Pedrosa que os adeptos enchessem o estádio e não deixassem de apoiar a equipa, os setubalenses não desistiram e venceram mesmo por 3-1 os ingleses, mas não foi suficiente, e o Vitória caiu em pleno Bonfim.
Filipe, Castelo de Palmela e Forte de Sesimbra), uma roda de bicicleta (uma das modalidades principais na génese do clube), um pergaminho com o local e data de fundação, um ramo de Oliveira (representando a vitória e os valores de honra a ela associados de acordo com a mesma simbologia na Grécia Antiga), uma bola de futebol e um escudo verde e branco. Sabe-se ainda que o Vitória teve antes dois símbolos, muito mais simples, do qual sobressai à mesma o escudo verde-e-branco com os dizeres ''V. F.
Vitória Futebol Clube: Home
AF Setúbal Associação de Futebol de Setúbal - ELEVEN Sports
Em 1967-68, o Vitória alcançou um feito histórico, tendo mais uma vez classificado-se em 5º no campeonato e chegado mais uma vez à final da Taça de Portugal, a 4ª consecutiva. Desta vez, enfrentou o Porto, mas os dragões levaram a melhor e venceram por 2-1, com golo sadino a ter sido marcado por Pedras, numa final que não teve favoritos (já se pode ver bem a grandeza do Vitória nesses tempos). Em 1968-69, o Vitória alcança a sua melhor classificação no campeonato até então, um magnífico 4º lugar. Mas as surpresas não acabariam aqui, porque apesar da saída do mestre Fernando Vaz no final dessa temporada, veio para o seu lugar o mestre José Maria Pedroto.
Assistir Estrela da Amadora - Vitoria Setubal 16.05.2021 ao vivo